ONG Parceira do PortoWeb

Reconhecimento da prefeitura de Porto Alegre a Harald Edelstam

Reconhecimento da prefeitura de Porto Alegre a Harald Edelstam

A UITA apoia a iniciativa:

 

O Comitê Executivo Mundial da UITA, em sua reunião do dia 30 de maio passado, realizada em Genebra, resolveu por unanimidade expressar sua gratidão e reconhecimento a decisão do prefeito de Porto Alegre, José Alberto Fortunati, em homenagear o heroico embaixador sueco Harald Edelstam, batizando uma praça da cidade com o seu nome. 

 

Esta ideia surgiu em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro de 2012, durante a palestra posterior à exibição do filme “Svarta nejlikan” (El Clavel Negro), no qual é registrado o valoroso e solidário trabalho de Edelstam, logo após o golpe de Estado no Chile, em 11 de setembro de 1973, salvando centenas de companheiros, entre eles, muitos brasileiros.

 

Naquela oportunidade, Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e este que aqui escreve, propuseram que, da mesma forma como o governo do Uruguai e a Intendência de Montevidéu homenagearam o querido embaixador, a Prefeitura de Porto Alegre também assim o fizesse.

 

A primeira entusiasta adesão à ideia nos chegou daquele auditório da palestra, onde havia algumas pessoas que conheceram a Edelstam, entre elas um companheiro também preso no Estádio Nacional de Santiago e que saiu com o grupo de mais de 50 uruguaios que estavam detidos naquele tétrico lugar, graças a ação deste valoroso diplomata.  

 

Posteriormente, Jair Krischke agendou uma entrevista com o prefeito José Fortunati, que abraçou a ideia e promoveu a iniciativa.

Como resultado deste interesse, uma praça próxima ao estádio de futebol “Grêmio Arena” levará o nome de Harald Edelstam, comemorando, inclusive, os 100 anos de seu nascimento cumpridos em março passado.  

 

Nos próximos dias, a UITA dirigirá uma carta ao prefeito José Fortunati, expressando-lhe o seu reconhecimento e total satisfação diante deste ato que evoca e resgata a ação comprometida e exemplar de Edelstam, contribuindo assim para o enriquecimento da memória coletiva de todos aqueles que lutam pela Justiça, a Liberdade e os Direitos Humanos.

  

harald-100anios-610

Rel-UITA - 12 de junho de 2013


Homenagem, em Montevideo, a Jair Krischke, Presidente do MJDH RS
Personalidades de varios países do se reuniram hoje em Montevideo UR, para homenagear os 80 anos de idade de Jair Krischke
Presidente do Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos recebe amanhã, 19, Prêmio no Uruguai por sua luta contra os Direitos Humanos
Abertas as inscrições para o 35º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2018
Faleceu o amigo e colega Luís Milman
Famecos inicia atividades de projeto integrado do curso de Jornalismo
Acolhimento de refugiados em igrejas é alvo de críticas na Alemanha
Jair Krischke é palestrante na VII Conferência Internacional dos Direitos Humanos, na sede da OAB/RS
Morre Helio Bicudo, defensor dos Direitos Humanos
Compañer@s cuban@s:
Mecanismo Especial de Seguimiento para Nicaragua (MESENI) completa tercera semana de trabajo y constata intensificación de represión y operativos por la policía y grupos parapoliciales
Dani Rudnick, no Canadá, representando o PPG Direitos Humanos da Uniritter
Companheiro do MJDH, no Canadá, representando o PPG Direitos Humanos da Uniritter. apresentando paper sobre as prisões brasileiras
I Seminário Democracia e Direitos Humanos: 7 e 8 de junho, em Porto Alegre
Parentes dos desaparecidos continuam a reivindicar verdade e justiça
Conferência Estadual dos Direitos Humanos
Entrega de Prêmio Direitos Humanos ao Diário do Litoral
PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO - Título: CÁRCERE FLUTUANTE – Verdade ainda submersa. Compareça
Museo inaugura exposición en honor al diplomático sueco y Embajador Harald Edelstam
30ª Medalha Chico Mendes de Resistência - 2018

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?
» Contatos
Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Av. Borges de Medeiros, 340 - 94
Porto Alegre - RS

 (51) 3221-9130
 Fale Conosco









Desenvolvimento PROCEMPA