ONG Parceira do PortoWeb

MHR recebe a exposição “Onde a esperança se refugiou”

MHR recebe a exposição “Onde a esperança se refugiou”

  • Por: Assessoria de Imprensa
  •  
  • Fotos: Fabiana Beltrami

Exposição segue até o dia 21 de outubro

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria com o Museu Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo (MHR/UPF), promove a exposição “Onde a esperança se refugiou”. O lançamento foi realizado na segunda feira, 26 de setembro, no espaço do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), e a exposição segue até 21 de outubro. 
 
Lançada em 2013, no momento em que se registraram os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, a exposição apresenta o papel do MJDH no processo de resistência às ditaduras da América Latina, fazendo um recorte de tempo-espaço a partir da década de 1960 até os dias atuais, valorizando as suas dimensões históricas, políticas e pedagógicas.

Promovida pelo Movimento, a exposição tem o objetivo de levar às novas gerações informações, consciência e experimentação desse período conturbado e sangrento da história latino-americana. Organizada e dividida em cinco eixos, a mostra apresenta políticas de memória com um acervo de fotos desse período, incluindo rostos das vítimas da ditadura militar no Brasil.

 O material foi reunido a partir de um minucioso trabalho de pesquisa sobre os arquivos documentais do MJDH. A atividade demandou mais de um ano e foi desenvolvida no Arquivo Público de São Paulo e em vários arquivos em Buenos Aires, na Argentina, que forneceram material de toda a América Latina.  
 
A Mostra passou por cidades como Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife e, agora, Passo Fundo. 

O fundador e presidente do MJDH, Jair Krischke, ressaltou a importância desse resgate para as gerações mais jovens. "Nós, brasileiros, temos uma grande dívida de memória histórica para com as novas gerações e precisamos criar uma consciência coletiva para mudar essa realidade de transição, que é interminável", afirmou.

Além de Krischke, participaram da abertura a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin; o deputado estadual Juliano Roso; o secretário municipal de Cultura Pedro Almeida; o vereador Alex Necker, representando o Legislativo Municipal; o presidente do Diretório Acadêmico Carlos Gomes (DACG/FAC) Erviton Quartieri; e a vice-presidente do DACG Mariah B. Teixeira, além de Flávio Enninger, da Quattro Projetos, e Ana Lidia Enninger, da Criati Eventos.

A coordenação da exposição é da Criati Eventos, a curadoria de imagens e conteúdo é da Estação Filmes e a cenografia,  da Desigual Arquitetura Criativa. A realização é do Ministério da Cultura – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e, em Passo Fundo a atividade conta com recursos da Corsan e apoio da Prefeitura de Passo Fundo e UPF. A exposição tem entrada franca.


CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS PRÊMIOS - Dia 10 de dezembro de 2018, às 20 horas - Auditório da OAB/RS. Rua Washington Luiz, 1.110 – 2º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: 051 99951.2869
CATEGORIA ESPECIAL: FAKE NEWS MUDAM TAMBÉM A SUA HISTÓRIA
REPORTAGEM - 35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO
CATEGORIA DOCUMENTÁRIO - 35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALSIMO
35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO/ 2018 CATEGORIA On Line
35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISIMO - TELEVISÃO
35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALSIMO CATEGORIA FOTOGRAFIA > TROFÉU PAULO DIAS
VENCEDORES DO 35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO - RÁDIO
35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO/ 2018 - CATEGORIA ACADÊMICO
ENCERRADAS AS INSCRIÇÃO AO 35º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS D E JORNALISMO
Encerrou no dia 21/10/ 2018, o prazo para participação no 35º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.
Fenômeno da pós-verdade transforma os consensos já estabelecidos
Homenagem, em Montevideo, a Jair Krischke, Presidente do MJDH RS
Personalidades de varios países do se reuniram hoje em Montevideo UR, para homenagear os 80 anos de idade de Jair Krischke
Presidente do Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos recebe amanhã, 19, Prêmio no Uruguai por sua luta contra os Direitos Humanos
Abertas as inscrições para o 35º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2018
Faleceu o amigo e colega Luís Milman
Famecos inicia atividades de projeto integrado do curso de Jornalismo
Acolhimento de refugiados em igrejas é alvo de críticas na Alemanha
Jair Krischke é palestrante na VII Conferência Internacional dos Direitos Humanos, na sede da OAB/RS

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?
» Contatos
Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Av. Borges de Medeiros, 340 - 94
Porto Alegre - RS

 (51) 3221-9130
 Fale Conosco









Desenvolvimento PROCEMPA