ONG Parceira do PortoWeb

Morre Lícia Peres, socióloga, feminista e militante política

Natural de Salvador, na Bahia, Lícia morava na Capital desde 1964

Foto: Lauro Alves /Agencia RBS

A socióloga Lícia Margarida Macedo de Aguiar Peres morreu nesta quinta-feira, aos 77 anos, em Porto Alegre. Natural de Salvador, na Bahia, morava na Capital desde 1964. Ela era viúva do jornalista gaúcho Glênio Peres (1933-1988), que foi vice-prefeito de Porto Alegre no governo de Alceu Collares (1986-1988). As informações são de Zero Hora.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), iniciou a militância política no movimento estudantil. Atuante na resistência à ditadura militar, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Admiradora de Leonel Brizola, foi uma das fundadoras do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no qual atuou durante o período da redemocratização. Participou ativamente das campanhas eleitorais do partido e foi integrante tanto do diretório estadual como do nacional.

Além disso, foi dirigente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), órgão que congrega as mulheres do PDT. Entre outras realizações, a socióloga participou da comissão do Acervo de Luta contra a Ditadura no Rio Grande do Sul desde sua criação, no início dos anos 2000.

Lícia disputou cargos públicos pelo PDT em duas oportunidades: em 2004, quando foi candidata a vice-prefeita de Porto Alegre na chapa em que Vieira da Cunha disputou a prefeitura, e em 2010, quando concorreu ao Senado.

Feminista, fundou e presidiu o Comitê Feminino pela Anistia no Rio Grande do Sul. Escrevia com regularidade artigos relacionados com a temática das mulheres.

Conforme a família, era cinéfila, amante da literatura, da música e das artes. Lícia, que considerava-se porto-alegrense de coração, deixa o filho Lorenzo. O velório está marcado para amanhã às 9h no Teatro Glênio Peres, na Câmara Municipal de Porto Alegre.


Descerramento da placa que assinalará o local onde funcionou o “Departamento de Ordem Política e Social” (DOPS/RS)
50 ANOS da Guerrilha de Três Passos – Movimento Revolucionário 26 de Março. Dia 25 de março – às 19hs. Auditório do Memorial do Legislativo/RS. - Rua Duque de Caxias, 1029 – Centro – Porto Alegre.
Para ser jornalista, é necessário sempre buscar descobrir a verdade, diz estudante vencedora do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
Veja a entrega dos prêmios aos vencedores do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo
Passado de Dilma dificulta revisão da Lei da Anistia, diz Jair Krischke
ENTREGA DO PRÊMIO AOS VENCEDORES DO 31º DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO
VENCEDORES 31º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO - 2014
Julgamento das inscrições do 31º PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO será feito pela Comissão Julgadora na próxima quarta-feira, 03/12/2014
Encerram-se hoje, 21 de novembro, o prazo para os jornalistas participarem do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Participem.
IV SEMINÁRIO A narrativa das testemunhas - Uma perspectiva de justiça a partir das vítimas - Conferencista: JAIR KRISCHKE
Regulamento do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo- Ano 2014- Participem.
“DIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS” INAUGURAÇÃO DE PLACA > LOCAL ONDE FUNCIONOU O “DOPINHO”
ANOS DE CHUMBO DILEMA URGENTE DA PRESIDENTE DILMA: DEMITE O GENERAL OU EXTINGUE A COMISSÃO DA VERDADE
A HISTÓRIA DO MJDH/RS- CLIQUE AQUI E LEIA NOSSO LIVRO COMPLETO
AJUSTE DE DIREITOS - Eufemismo para negação ou retirada de direitos.
MARCAS DA MEMÓRIA INSTALA PLACA EM ESCOLA PARA REPUDIAR DITADURA
MARCAS DA MEMÓRIA É DESTAQUE NA IMPRENSA- INAUGURADA PLACA NO LOCAL ONDE FUNCIONOU O “PRESÍDIO MILITAR ESPECIAL”
INAUGURAÇÃO DE PLACA- 23/04/2014- NO LOCAL ONDE FUNCIONOU O PRESÍDIO MILITAR ESPECIAL
Para que nunca mais os direitos do cidadão sejam atacados. Golpe Nunca Mais.
31 de março de 1964

Anterior || 1 | 2 | 3 | Página 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima

A+-     A  ?
» Contatos
Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Av. Borges de Medeiros, 340 - 94
Porto Alegre - RS

 (51) 3221-9130
 Fale Conosco









Desenvolvimento PROCEMPA