Inscrições

Inscrições da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo


O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil - RS (OAB-RS), instituiu, em 1984, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Desde então, a cada edição anual e de forma ininterrupta, o Prêmio estimula o trabalho dos profissionais de jornalismo na denúncia de violações, pela observância e defesa dos Direitos Humanos nas sociedades da América do Sul marcadas por enorme desigualdade entre as pessoas e pela deficitária ação de Estado.

A Regional Latino Americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados - RS (CAARS) apoiam o Prêmio que neste ano de 2023 receberá inscrições de trabalhos no período de 2 a 31 de outubro.

O tema do 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é a “Liberdade”, em seu sentido amplo e especialmente nos direitos insculpidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

O Prêmio receberá inscrições pelo meio digital e o tradicional, físico. Em ambos os casos, é necessário acessar o regulamento e ficha de inscrição pelo site www.direitoshumanosbr.org.br.

Em 8 de dezembro, data que antecede o dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem, acontecerá a solenidade de premiação.

 REGULAMENTO   

 REGLAS   

ATENÇÃO
- Os trabalhos (vídeos e livros) devem ser enviados via link ou arquivo compartilhado.
- Para as reportagens web, serão aceitas URLs válidas, que devem estar ativas e abertas durante todo o período de julgamento.
- Nas inscrições da categoria Fotografia, o profissional deve enviar individualmente a fotografia que concorrerá ao prêmio, via link ou fisicamente, sem estar ligada à reportagem na qual foi veiculada.


CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO PARA O PRÊMIO DIREITOS HUMANOS DE JORNALISMO