Missão

O Movimento de Justiça e Direitos Humanos – MJDH promove e defende os Direitos Humanos universais, individuais, coletivos e difusos de todos os povos, populações e grupos sociais.

Os Direitos Humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros que devem se estender a todos, sem discriminação.

O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada indivíduo pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.

Combatemos todas as formas de discriminação de etnia, gênero, nacionalidade, idioma, religião ou qualquer outra condição que se apresente como opressão e desrespeito aos Direitos Humanos fundamentais.

Apoiamos o intercâmbio de experiências, conhecimentos e informações para a valorização dos direitos fundamentais, assim como defendemos o fortalecimento institucional de organizações de Direitos Humanos no Brasil e na América Latina através de convênios e parcerias solidárias.

Contribuímos para o fortalecimento de articulações políticas na defesa dos Direitos Humanos, assessorando e subsidiando diálogos com outros movimentos sociais, bem como a interlocução com os poderes constituídos e a participação direta desses atores sociais em espaços públicos, para o planejamento, monitoramento e execução de políticas públicas que venham ao encontro dos direitos fundamentais.

Atuamos para promover, realizar e divulgar pesquisas e estudos, organizar documentação e desenvolver projetos aplicados à defesa e valorização dos Direitos Humanos.

Desenvolvemos metodologias apropriadas, de caráter participativo, expressivo e interdisciplinar, para a elaboração de projetos, a realização de pesquisas e estudos, bem como demais estratégias que visem à resolução de problemas de violação dos Direitos Humanos.